Informações essenciais para a sua viagem
GUIA DE VIAGEM
Antes da Viagem
1. Documentação de embarque, vistos e vacinas
Para viagens nacionais e internacionais orientamos seguir as informações oficiais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através deste link.
A responsabilidade pela validade e pagamento das taxas que envolvem os vistos é do contratante de cada viagem. Bem como a obtenção do mesmo em tempo hábil para o embarque. Consulte este link.
No caso de ter sua entrada negada pelas autoridades de imigração, não haverá reembolso pela não utilização dos serviços previamente contratados. Crianças também necessitam de vistos. Muita atenção em viagens marítimas, pois o país do porto de embarque pode não necessitar de visto, mas os países dos pontos de paradas podem exigir.
Muitos dos países que solicitam vacinas, exigem que a mesma seja tomada com uma determinada antecedência. Além de tomar a vacina, você precisa do certificado internacional da mesma, este certificado é emitido pela Anvisa. Para consultar essas informações, utilize este link.
2. Menores desacompanhados
Para a viagem de menores (entre 0 e 17 anos) podem ser solicitadas autorizações específicas para a viagem de acordo com quem estará acompanhando o menor. Consulte este link com antecedência e deixe todos os documentos em ordem para o embarque.
3. Vouchers
Os vouchers da sua viagem serão entregues a você entre 2 e 7 dias antes da data de embarque, nesse momento você precisará conferir todas as informações. O voucher é o comprovante dos serviços contratados, é de extrema importância que o tenha na forma impressa e digital.
4. Seguro viagem
Durante uma viagem, imprevistos podem ocorrer gerando gastos com assistência médica, odontológica, entre outras. Parte desses gastos poderão ser minimizados com a aquisição antecipada do cartão de assistência com seguro viagem.
Caso o seguro viagem esteja incluso no seu pacote (o que não é comum), atente – se às coberturas, pois normalmente são os seguros mais básicos e com coberturas menores. Se for o caso, é possível um seguro complementar com coberturas maiores. O mesmo deve ser realizado com tempo hábil antes do embarque. O pagante declara que foi informado e orientado sobre a importância de adquirir cartão de assistência com seguro viagem para todos os passageiros, durante todo o período da viagem, seja nacional ou internacional.
Além disso, em alguns destinos internacionais o seguro viagem é obrigatório para a entrada no país. Sendo necessário ser contratado com antecedência.
Acompanhe o seu voo
Os horários do seu voo podem sofrer alterações de última hora ou, até mesmo, cancelamentos por motivos operacionais da companhia aérea e/ou aeroporto. Sendo assim, é de extrema importância que você monitore o seu voo antes de se dirigir ao aeroporto. As companhias aéreas disponibilizam três maneiras de se fazer isso:
- Aplicativos de celular;
- Site oficial da companhia aérea, utilizando o localizador (código da reserva);
- Via telefone, ligando diretamente para a companhia aérea.
Indicamos que você baixe o aplicativo da companhia aérea e cadastre o seu voo logo após a compra. Faça seu check-in a partir de 72h de antecedência do voo, para evitar cancelamentos por overbooking¹. Nesse momento você poderá marcar o seu assento.
Algumas companhias aéreas estão com codeshare² e podem apresentar problemas ao cadastrar o localizador no aplicativo. Se ocorrer algum erro no cadastro, ligue para a companhia aérea e solicite as informações do voo.
Importante: em caso de check-in feito com antecedência, se você NÃO comparecer para o embarque é considerado no-show³ e você perde o seu direito de remarcação e o seu voo de volta é automaticamente cancelado, sem direito a reembolso.
Se mesmo você acompanhando o seu voo no aplicativo da companhia aérea ocorrer um cancelamento ou alteração, ao chegar no balcão da companhia aérea no aeroporto solicite a reacomodação/alteração perante a mesma.
Saiba que cabe à empresa aérea a reacomodação de passageiros em voos cancelados ou alterados.
Não vá embora do aeroporto antes de fazer a reacomodação em um novo voo e resolver todas as pendências necessárias com a companhia aérea.
Você também deve acompanhar o andamento dos demais voos que seguem o seu itinerário quando existir, como, por exemplo, conexões ou o voo de volta.
¹Overbooking: é a expressão usada para definir casos em que viajantes compram uma passagem aérea, mas não podem embarcar por excesso de passageiros.
²Codeshare: é um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmo padrões de serviço e os mesmos canais de venda.
³No-show: é o termo usado pelas companhias aéreas para os passageiros reservados que não se apresentam para o embarque.
1. Horário: sua ida ao aeroporto
Programe-se para chegar no aeroporto de embarque e apresentar-se no balcão da companhia aérea com, no mínimo, 4h de antecedência para voos internacionais e 3h de antecedência para voos nacionais (domésticos). Atente-se a voos com horário de embarque na madrugada, pode ser que você tenha que se dirigir ao aeroporto na noite anterior.
2. Bagagens
Na maioria das companhias aéreas, cada viajante tem direito a uma mala de mão de até 10kg. A bagagem despachada é comprada à parte, consulte o seu bilhete para saber se tem direito ou não a bagagem despachada. Além disso, a quantidade de malas despachadas e o peso de cada uma podem variar de uma companhia para a outra, por isso, é de extrema importância consultar as informações no seu bilhete. Companhias aéreas de baixo custo (low cost), podem inclusive cobrar bagagens de mão.
Durante a viagem pode acontecer da sua mala ser extraviada, segue abaixo algumas instruções se isso acontecer. Sempre coloque na mala uma etiqueta com o seu nome, telefone e email.
3. Se minha mala não chegar na esteira do meu voo, o que fazer?
O primeiro passo é olhar ao redor da esteira para ver se alguém não tirou a mala da esteira por engano, caso não encontre, o próximo passo é ir até o ponto de apoio da companhia aérea nesse mesmo ambiente e explicar para o atendente que sua mala não chegou. Às vezes aconteceu alguma confusão na hora de sair e ali mesmo o funcionário já identificará o problema e te avisará sobre quando a mala irá chegar, normalmente é entregue direto no hotel para você ou então na sua casa (no caso de voos de volta).
Em hipótese alguma saia da área de desembarque sem a sua mala despachada ou sem um documento formalizando o extravio da bagagem. O documento entregue pela companhia aérea nestes casos deve conter carimbo, assinatura, número de protocolo e um telefone de contato para ligar após 24h para saber sobre a mala.
Verifique também se o seu seguro viagem cobre o extravio de bagagens, para isso confira o voucher do seu seguro viagem. Para acionar o seguro será necessário ligar para a seguradora e informar o número do protocolo gerado pela companhia aérea.
Sempre é válido tirar uma foto da sua mala por dentro e guardar as notas fiscais das compras, assim você fica com provas em casos de indenização. Vale lembrar que tanto em voos nacionais quanto internacionais, objetos de valor, como eletrônicos, dinheiro em espécie e jóias não podem ser incluídos na declaração. Por isso, é importante guardá-los na bagagem de mão.
Dica importante: nunca deixe suas bagagens com outra pessoa. Nunca transporte bagagens de outras pessoas. Como você vai explicar à polícia qualquer conteúdo proibido em uma bagagem que está em sua posse?
4. Reserva dos assento
A única maneira de garantir* um lugar exato no voo é comprando o assento. Quando você marca um assento sem custos, a companhia aérea pode mudar e ou cancelar a marcação sem avisar!
A compra de assento pode ser feita no ato da compra da passagem ou posteriormente pelos canais oficiais da companhia aérea (os mesmos utilizados para acompanhar o voo). Além disso, quando disponibilizado em seu voo, você pode comprar o espaço conforto ou assento na na classe executiva em que os assentos são marcados antecipadamente e garantidos*. Atente-se aos voos com conexão, pois no caso da compra de assentos será necessário comprar para todos os trechos.
Importante: antes de comprar o seu assento, verifique se o mesmo não está localizado em uma saída de emergência do avião. Se estiver, verifique com a cia aérea restrições como idade, condições físicas do viajante. Em voos internacionais, a maioria exige fluência no idioma inglês, entre outras restrições que possam existir. A maioria das cias aéreas não reembolsa valores de assentos pagos em caso de alterações de voos, cancelamentos ou trocas de aeronave.
*Sobre garantia do assento comprado: mesmo previamente reservado e pago, seu assento pode ser alterado pela cia aérea em caso de mudança de aeronave, cancelamentos de voo, entre outras situações que partem da própria cia aérea. Portanto, reconfirme sempre seu assento no check-in.
5. Tipos de voos
Ao comprar uma passagem de um destino para o outro, existem alguns tipos de voo, veja abaixo e entenda a diferença entre eles:
- Voos diretos: São os voos que saem de um local e vão diretamente para o destino final, sem paradas.
- Voos com escala: São voos que fazem uma parada em pelo menos uma cidade antes de chegar no destino final. Essa parada pode ser para desembarcar passageiros que vão ficar ali, embarcar passageiros que vão até o destino final. Nesse tipo de voo, durante a escala você não pode sair de dentro da aeronave, é necessário apenas aguardar todos os procedimentos.
- Voos com conexão: Nesse tipo de voo também acontece a parada, porém nele ocorre a troca do avião e é necessário desembarcar no destino de conexão e embarcar novamente. Durante um voo com conexão o número do voo muda e pode acontecer a troca do portão de embarque também, portanto, fique atento aos horários de embarque do segundo trecho e as informações do número do voo e portão de embarque. Além disso, em alguns voos internacionais podem ser necessários procedimentos de imigração e alfândega entre os voos.
6. Check-in online
Para maior comodidade, recomendamos que você faça seu check-in antes de embarcar, está disponível no site da companhia aérea. Muito importante não esquecer de imprimir/salvar seu cartão de embarque e ficar atento às regras de cada companhia aérea. Lembrando que o check-in on-line NÃO isenta de levar todos os documentos necessários para o destino.
7. Fuso horário
Muita atenção a diferença de horário referente a fusos e horário de verão. Os horários impressos nos vouchers referem-se sempre ao horário local. Muita atenção aos voos com embarque na madrugada, pois em sua maioria a sua apresentação no aeroporto se dará no dia anterior ao embarque.
Locação de veículos
Para locação de veículos no Brasil e no mundo, existem exigências específicas por parte das locadoras como, por exemplo, mínimo de 2 anos de carteira de habilitação, possuir cartão de crédito internacional com limite para a franquia do seguro, possuir carteira de habilitação internacional para dirigir em alguns países, entre outros. Portanto, o condutor de veículos deve estar atento às exigências das locadoras, descritas em seus sites / contratos.
1. O que é a pré autorização (caução)
Caução trata-se do valor exigido pelas locadoras para pagar um eventual dano ao veículo locado. Na verdade, esse bloqueio serve para pagar eventuais extras que não foram contratados no momento da criação da reserva e também pode ser utilizado para pagamento da franquia do seguro em caso de sinistro.
Todas as locadoras exigem que os locatários possuam cartão de crédito válido e em nome do motorista titular do contrato. Será realizada uma pré-autorização no cartão de crédito do locatário no ato da abertura do contrato e o desbloqueio será solicitado pela locadora à administradora do cartão após o encerramento do contrato, o prazo desse estorno bloqueado dependerá da administradora do cartão de crédito. Não são aceitos cartões de crédito não vinculados a instituições bancárias.
A aprovação do cartão de crédito é de única e exclusiva responsabilidade da locadora. A existência de restrições financeiras junto aos órgãos de proteção ao crédito poderão impedir a retirada do carro. Esta análise é realizada exclusivamente pela locadora no ato da retirada.
Cada locadora possui uma prévia do valor a ser aplicado baseado na tarifa, grupo reservado.
2. Requisitos para locação de veículo no Brasil:
- Ter idade mínima de 21 anos
Clientes com idade superior a 19 anos e inferior a 21 anos poderão efetuar a locação mediante o pagamento de taxa adicional, denominada “Locação Jovem”.
Locatário: Apresentar Carteira de Habilitação (CNH) definitiva, para categoria B ou superior válida há mais de 1 ano. Responsável Financeiro: Apresentar CPF e RG originais. Algumas locadoras ainda exigem os seus documentos como CNH e/ou RG original em papel. Mesmo que você utilize a versão digital no celular, leve sempre os documentos físicos.
Apresentar cartão de crédito, com emissão bancária e limite disponível para pré-autorização (caução), em nome do locatário ou responsável financeiro.
Não possuir restrições financeiras ou de qualquer espécie, reservado a locadora o direito de promover a análise cadastral nos órgãos de proteção ao crédito.
Apresentar documento de confirmação de reserva impresso (voucher)
3. Requisitos para locação de veículo no Exterior:
- O locatário/condutor deverá possuir idade mínima de 25 anos. Locatários com idade entre 21 a 24 anos estarão sujeitos às taxas locais adicionais e não poderão realizar a locação de veículos das categorias Premium, Especial, SUV, Minivan, Van, Conversível, Utilitário e Luxo. Condutores adicionais deverão possuir idade mínima de 25 anos obrigatoriamente
O locatário deverá apresentar seu documento de habilitação original (CNH), emitido no Brasil, válido e dentro do prazo de vencimento e emitido há mais de 2 anos.
4. Apresentar a PID – Permissão Internacional para Dirigir
- Os seus documentos brasileiros como CNH, RG, entre outros, na versão digital cadastrados no celular, podem não ser aceitos fora do Brasil. Portanto leve sempre seus documentos físicos originais.
(A PID é uma licença de habilitação internacional com as mesmas informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), só que traduzida em nove idiomas (inglês, espanhol, português, chinês, japonês, árabe, russo, francês e alemão). Ela permite a seu portador conduzir em qualquer um dos mais de 100 países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, firmada em Viena, em 1968).
5. Apresentar seu passaporte original e válido:
Apresentar cartão de crédito internacional válido, emitido por uma instituição bancária, que seja de sua titularidade e com limite disponível para bloqueio caução. Não serão aceitos cartões de crédito de terceiros, cartões não vinculados a instituições bancárias ou não autorizados para operações internacionais.
6. Apresentar documento de confirmação de reserva impresso (voucher)
Importante
A retirada do veículo está sujeita a análise cadastral que será realizada na loja durante a abertura do contrato e, independente do limite do cartão de crédito do motorista, a locação pode ser negada.
Hospedagem
1. Check-in e check-out
Check-in é o horário que você poderá entrar no hotel e começar a usufruir de sua diária e check-out é o horário em que você deverá devolver o apartamento. O horário do check-in varia entre 14h e 17h e do check-out entre 10h e 12h. Fique atento aos horários em seu voucher! Obs: Horários previstos, cada hotel pode aplicar e/ou alterar a sua política sem prévio aviso.
2. Resort fee e estacionamento: taxa extra de alguns resorts
Alguns hotéis, principalmente resorts, cobram taxas extras para utilização de alguns serviços, chamadas de “fee”, “resort fee” ou outro. Em sua maioria, essas taxas não estão inclusas nas diárias contratadas e serão cobradas diretamente no hotel, assim como os estacionamentos. Alguns hotéis/resorts ainda podem cobrar taxa de turismo e dependendo do destino, ela pode ser obrigatória ou opcional, por isso, sempre pergunte a recepção do hotel.
3. Cofre
Para sua maior segurança, indicamos que quando houver necessidade de deixar objetos de valores no hotel, os mantenha dentro do cofre. Tanto o hotel, quanto a Sonho Real não se responsabilizam por objetos pessoais que estão dentro do apartamento. Lembre-se sempre de levar para a viagem apenas o essencial.
Compras no exterior
Para saber mais sobre limites de compras, valores a serem declarados, entre outras informações que envolvam o assunto, indicamos que verifique as informações oficiais do site da receita federal, através deste link.
Cancelamentos, alterações e transferências da viagem
Os cancelamentos, alterações e transferências de viagem ou outros serviços contratados, devem ser feitos pelo contratante na Sonho Real, sendo necessário protocolar a solicitação. Para todo e qualquer cancelamento, alteração, solicitação de carta de crédito ou transferência realizada pelo contratante, além das multas cobradas pelos fornecedores, a Sonho Real cobrará 10% (dez por cento) sobre o valor dos serviços contratados, referente a encargos administrativos na prestação do serviço de agenciamento.
Importante: Em caso de pagamento parcelado, você deve continuar pagando normalmente e no final do processo de cancelamento será feito o reembolso. Caso haja inadimplência, o nome do contratante poderá ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito.
Aprovação de crédito e confirmação do pagamento
Pagamentos através de depósito bancário serão processados somente após comprovante de depósito e confirmação do valor em conta corrente. Pagamentos através de cartão de crédito, somente após a confirmação do fornecedor mediante aprovação da administradora do cartão. Pagamentos através de boleto bancário e cheques, somente após a confirmação do fornecedor.
Transfer
O serviço de traslado ou transfer, como também é chamado, é contratado para levar o passageiro do desembarque até o seu local de hospedagem e vice-versa. Existem dois tipos:
1. Transfer regular
O transporte é compartilhado com outros turistas. Isto é, existe um veículo programado para fazer o deslocamento entre o aeroporto e o hotel. Como o serviço atende a vários turistas, as pessoas do veículo podem estar no mesmo hotel que você ou em empreendimentos da mesma região. Por isso, o tempo de espera pode variar entre 40 minutos a 3 horas até a chegada ao seu destino.
Já o retorno é programado com até 6 horas de antecedência (dependendo do destino) do horário do voo e os passageiros deverão comparecer para o início do serviço no local e no horário determinado, pois o transporte não poderá atrasar para aguardar, mesmo que o atraso seja justificado. Fica o contratante ciente de que a pontualidade é condição para fruição do serviço e em caso de atraso ou não comparecimento, o serviço não será reembolsado e a despesa do deslocamento ficará por sua conta.
2. Transfer privativo
Essa opção é ideal para quem gosta de serviços personalizados, com conforto e privacidade. O usuário que optar por essa modalidade de transfer, terá um carro exclusivo para realizar o seu trajeto. Caso viaje com familiares ou amigos, a empresa vai disponibilizar um veículo de acordo com a quantidade de passageiros. O preço do serviço é um pouco mais caro do que o transfer regular, mas o serviço oferece mais comodidade aos clientes. Como trata-se de um transporte com um único itinerário, o tempo de deslocamento é bem menor do que o transfer regular.
Força maior
As obrigações assumidas nesse documento podem sofrer alterações, cancelamentos e remarcações em razão de Força Maior. Entende-se como força maior os acontecimentos relacionados a fatos independentes da vontade humana e que impeçam o cumprimento das obrigações acordadas entre as partes, como eventos naturais (terremotos, maremotos, incêndios, furacões, tempestades, avalanches, inundações, surtos, epidemias e pandemias e etc), greves, guerras, revoluções, embargos comerciais, resoluções da Organização Mundial do Comércio (OMC) impedindo a comercialização de um determinado tipo de mercadoria ou em caso de surtos, epidemias e pandemias devidamente confirmadas. Em caso de força maior as contratadas garantem que cumprirão as determinações legais e buscarão soluções amigáveis e satisfatórias para ambas as partes.
GUIA PARA CRUZEIRO
Aplicativo
Todas as companhias marítimas disponibilizam aplicativos próprios, veja qual é a sua e baixe o aplicativo antes do embarque.
Com o aplicativo é possível ver todas as opções de restaurantes disponíveis no seu navio, inclusive os restaurantes com especialidades, que devem ser reservados antecipadamente. Alguns cobram uma taxa de reserva para um menu fixo, outros possuem menu a la carte, dessa forma, você deve fazer a reserva no aplicativo e o pagamento no check-out.
Você também pode verificar se é possível comprar antecipadamente itens como pacotes de bebidas, pacotes de internet, pacotes de passeios, atividades de entretenimento e spa.
Alguns possuem parque aquático, não se esqueça de comprar esta atividade com antecedência, caso tenha interesse.
Durante o cruzeiro, além do diário de bordo entregue nas cabines com toda a programação, eles também disponibilizam no aplicativo o cronograma das atividades e restaurantes.
Documentação
Conforme orientação no ato de sua compra, não se esqueça de levar todos os documentos originais e necessários para o seu itinerário, como passaporte, RG, autorização para menores, vistos e vacinas.
Bagagem
Na maioria dos cruzeiros marítimos você tem direito a uma bagagem por pessoa para “despachar”, diferente das companhias aéreas você não tem restrição de tamanho e peso. Sobre a bagagem de mão, também não existe restrição de peso e quantidade, mas vale lembrar que não pode embarcar com bebidas alcoólicas e objetos considerados nocivos e perigosos, veja a lista diretamente no site de sua companhia marítima.
Embarque
Programe-se para chegar no porto de embarque com, no mínimo, 4h de antecedência.
Assim que chegar no porto, dirija-se ao armazém de bagagem e entregue suas malas devidamente etiquetadas com nome, endereço, telefone e nº da cabine a um dos funcionários da sua companhia marítima. As malas seguirão diretamente para a cabine.
Em seguida, você deverá seguir para o terminal de embarque para iniciar o procedimento de check-in. Na entrada do navio, o passageiro deverá apresentar o voucher e documentos de identificação para a retirada do Cartão de Cruzeiro.
O cartão será sua identificação para embarque e desembarque, servirá como a chave da sua cabine e poderá ser utilizado para compras a bordo. O cartão é de responsabilidade do passageiro, portanto o mantenha sempre em local seguro.
Pagamento das despesas a bordo
No check-in você receberá o cartão do cruzeiro, que será utilizado para débito de seus gastos.
É neste momento que você informará qual a forma de pagamento que será utilizada, podendo ser em dinheiro (dólar americano ou euro, nos cruzeiros da Europa) ou cartão de crédito internacional.
Se for dinheiro, quando entrar no navio, você deverá “carregar” o seu cartão de cruzeiros com dinheiro. Alguns navios possuem caixas eletrônicos (autosserviço) e outros possuem um guichê físico (Guest Service). Na maioria dos cruzeiros estão localizados no deck da recepção.
Se for cartão de crédito internacional, eles vão bloquear um valor em forma de garantia.
Ao fim do cruzeiro, eles enviarão para a sua cabine a fatura e, se estiver correta, a companhia marítima debitará automaticamente o valor total no seu cartão de crédito.
Caso a opção tenha sido em dinheiro, você deverá se dirigir ao caixa físico (Guest Service) para fazer o acerto dos valores, normalmente a fila é grande. Para sua maior comodidade, sugerimos a utilização do cartão de crédito internacional.
Programação a bordo
Todas as noites, o programa de atividades para o dia seguinte será entregue em sua cabine. Nele constam todas as atividades oferecidas para as próximas 24h, como esportes, shows, festas, trajes, horário de refeições, notícias de bordo, informações sobre portos, passeios e horários para embarque e desembarques nos portos de escala.
Todas essas informações estarão disponíveis no aplicativo do seu celular. O aplicativo funciona mesmo que você não tenha comprado o pacote de internet.
Excursões em terra e horários do navio
Durante seu cruzeiro, o navio poderá fazer escalas (paradas) em algumas cidades. Durante a escala os passageiros poderão descer do navio em horários determinados para realizar excursões em terra.
Estas excursões são opcionais e poderão ser adquiridas dentro ou fora do navio. Lembre-se de respeitar os horários estabelecidos para embarque e desembarque nestas escalas, pois o navio cumprirá rigorosamente os horários. Recomendamos que todos os passageiros procurem se informar e estejam atentos aos horários marcados. Estes horários serão informados no folheto de programação do dia e também nos quadros de aviso no desembarque do navio.
Refeições a bordo
Os horários de funcionamento dos restaurantes são publicados diariamente no folheto de programação a bordo e no aplicativo.
O café da manhã e almoço, geralmente, possuem horário livre em alguns restaurantes. No jantar, o passageiro deverá respeitar o turno de refeição descrito no cartão de embarque. Caso seu turno não seja de seu agrado e/ou tenha amigos em turnos diferentes, favor solicitar a alteração no primeiro dia de seu cruzeiro diretamente com o responsável do restaurante.
Há navios e/ou categorias que não possuem turno de jantar, é chamado de FREE STYLE, confirme essa informação com o seu vendedor.
Procedimentos de desembarque
Na noite anterior ao desembarque será enviado à cabine um extrato com todas as despesas.
Se houver alguma divergência de valores, favor dirigir-se ao Guest Service.
Nesta mesma noite, as malas devem ser deixadas no corredor (lado de fora da cabine) devidamente etiquetadas, fechadas e lacradas com cadeado de segurança. Objetos considerados frágeis, pessoais e de valor devem ser transportados na bagagem de mão pelo próprio passageiro.
Não se esqueça de deixar uma roupa separada para se vestir no dia do desembarque, pois você estará somente com a bagagem de mão. Antes de deixar a cabine, verifique se não há nenhum objeto pessoal esquecido nas gavetas, armários, banheiro, embaixo da cama, cofre, etc., pois a companhia não se responsabiliza por objetos esquecidos.
Os passageiros deverão aguardar pelo desembarque em áreas estipuladas pelo navio, até que seja feito o anúncio de desembarque, que será realizado por ordem de deck (ponte) ou cor de etiqueta.
Ao desembarcar, o passageiro deverá dirigir-se ao salão alfandegário, identificar sua bagagem e apresentar-se a um dos funcionários da companhia que estará uniformizado e identificado com crachá. A bagagem será conferida com o cartão do cruzeiro e, em seguida, estará liberada.
GUIA PARA CRUZEIRO MSC
Documentação
É extremamente importante que os passageiros cheguem ao porto de embarque com o bilhete do cruzeiro em formato impresso ou digital, incluindo o formulário de embarque com dados pessoais completos e todos os documentos pessoais de viagem válidos.
Para embarques internacionais é obrigatório apresentar passaporte válido (mínimo seis meses) e vistos necessários.
Para garantir uma experiência de embarque tranquila e rápida, os passageiros devem obter o bilhete do cruzeiro com a etiqueta ‘MSC Cruise Ready’, completando o processo de check-in on-line através do site da MSC Cruzeiros (https://www.msccruzeiros.com.br/) ou do aplicativo MSC for Me (disponível apenas em navios selecionados).
O check-in estará disponível de trinta dias até um dia antes da partida do cruzeiro.
Para economizar tempo a bordo, os clientes podem registrar seu cartão de crédito antes do cruzeiro. Todas as despesas a bordo serão cobradas diretamente no cartão de crédito.
Faça o cadastro do cartão seguindo algumas etapas após seu login:
Acesse o site da MSC (https://www.msccruzeiros.com.br/), faça o login e clique na seção ‘Gerenciar reserva – Web Check-in’.
O número da reserva, nome e sobrenome devem ser inseridos. Os dados dos passageiros e informações de bordo devem ser inseridos; existe a opção de cadastrar o cartão de crédito também.
Bagagem
Sugerimos aos passageiros que não levem bagagem em excesso para que possam ser bem acomodadas nas cabines e transportadas no interior do navio. O limite máximo de bagagem é de 90 kg (noventa quilos), distribuídos em até 3 malas por cabine, sendo que será permitida apenas uma bagagem de mão por pessoa, com, no máximo, as seguintes medidas: 55 x 35 x 25 cm. Todas as bagagens deverão estar devidamente etiquetadas.
A MSC Cruzeiros não se responsabiliza por bagagem danificada por ter sido despachada com peso acima do suportado pela mala. O hóspede com trecho aéreo deverá respeitar as normas das companhias aéreas e de seu bilhete aéreo. As malas são embarcadas e desembarcadas por terceiros autorizados pela concessionária portuária, sendo que a MSC Cruzeiros não se responsabiliza por danos causados durante o manuseio.
Somente as malas são consideradas como bagagens que podem ser despachadas. Esclarecemos que medicamentos, bolsas, sacolas, carrinhos de bebê e quaisquer outros itens pessoais, frágeis ou de valor devem ser transportados pelos hóspedes como bagagem de mão.
Conforme normas Internacionais de Segurança adotada pela MSC Cruzeiros, são considerados itens proibidos: bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, destilados, champanhe e etc.) e não alcoólicas (refrigerantes, sucos e etc.), armas de fogo, faca, tesoura, canivete, armas brancas (soco inglês, tacos, bastões, spray de pimenta e etc), algemas, objetos afiados e/ou perfurantes/cortantes, aparelhos elétricos ou eletrônicos potencialmente explosivos (aparelho celular Samsung modelo Galaxy Note 7, skate elétrico “hoverboard”, etc), drone, ferro, chapinhas para cabelos, secadores para cabelos e “babyliss”, aquecedores de mamadeiras e narguilés, itens explosivos (dinamites e etc) e/ou inflamáveis descritos nos rótulos do produto ou assim considerados.
Se qualquer um desses itens for encontrado na bagagem ao passar pelo raio-x durante o processo de embarque, o hóspede será chamado para efetuar o descarte. Caso o hóspede se recuse a descartar o objeto em questão, o embarque será negado.
As etiquetas da MSC Cruzeiros serão enviadas juntamente com o e-ticket. As malas devem estar devidamente lacradas com cadeado de segurança. A MSC Cruzeiros não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio que possa ocorrer antes do início ou após o término do cruzeiro. Sugerimos ao hóspede que adquira um seguro mantido por seguradoras especializadas.
A bagagem seguirá diretamente para a cabine. Por questões de segurança, as bagagens são submetidas ao raio X e scanner do navio. Se houver necessidade, os seguranças do navio podem solicitar a presença do hóspede para esclarecimentos sobre possíveis objetos que ofereçam risco à segurança de seus hóspedes.
O que vestir no navio?
Queremos garantir que você esteja sempre preparado quando fizer um cruzeiro com a MSC. Abaixo algumas sugestões para garantir que você leve roupas apropriadas para as atividades a bordo.
Durante o dia, os trajes são informais: roupas leves, bermudas, shorts e maiôs, tendo o cuidado de vestir camiseta ou saída de banho nas áreas internas do navio e calçados leves, de preferência com solado de borracha. Para o jantar, recomenda-se o uso de trajes mais formais, sem perder o conforto, para que você possa se divertir com uma refeição deliciosa e uma noite de muito entretenimento no teatro, além dos bares e lounges imperdíveis.
Camisas, calças e shorts são bem-vindos para os homens, assim como saias e vestidos para as mulheres. Em noites mais frias ou em áreas comuns com ar-condicionado, sugerimos o uso de uma jaqueta ou casaco.
Noite do comandante/gala:
A Noite do Comandante é um evento especial realizado em cruzeiros acima de quatro noites. Você receberá todas as informações em sua cabine, com os horários e mais detalhes. A única recomendação é se divertir e aproveitar ao máximo.
Recomendações e restrições
Restrições específicas podem ser aplicadas por membros da equipe a bordo, incluindo recepcionistas e gerentes de restaurantes. Em nenhum momento o traje de banho é permitido em locais de refeição, seja café da manhã, almoço ou jantar. Shorts, chinelos e regatas não são permitidos como trajes noturnos, nem aceitos na Noite de Gala e espaços de jantar principais, como restaurantes de especialidades ou no MSC Yacht Club. Também não é permitido o uso de camisetas na Noite de Gala. As regras do código de vestimenta, que são sinalizadas fora do buffet, devem ser seguidas.
Antes de embarcar
O embarque começa no horário do check-in apresentado no ticket do seu cruzeiro. O check-in fecha duas horas antes do horário de saída do navio em todos os portos de embarque.
No terminal
Os hóspedes deverão entregar a sua bagagem às pessoas designadas da MSC, que a enviará diretamente para a sua cabine. Todas as malas devem ser etiquetadas com a etiqueta de bagagem da MSC Cruzeiros, que acompanha o bilhete do cruzeiro anexado e exibe claramente o nome do hóspede, o nome do navio, o número da cabine, a data e o porto de partida.
Todos os documentos pessoais de viagem válidos (RG, passaporte, visto, declaração de menor, etc.) e bilhete de cruzeiro impresso ou digital (cartão de embarque) deverão ser apresentados à equipe da MSC nos balcões de check-in.
Os clientes que reservaram o MSC Yacht Club serão recebidos em uma área exclusiva pelo mordomo que os auxiliará com suas bagagens no terminal e os acompanhará até a fila dedicada para o check-in. Mediante pedido, o mordomo também irá desfazer as malas.
O cartão de cruzeiro pessoal deverá ser recolhido. Além de servir como chave da cabine, esse cartão magnético pode ser utilizado para pagamento de produtos e serviços a bordo. Para os hóspedes do MSC Yacht Club, também é usado para acessar a área do MSC Yacht Club.
Como medida de segurança, todos os passageiros deverão passar pelo controle de segurança do terminal de cruzeiros antes de embarcar no navio. Suas bagagens poderão ser revistadas por Agentes de Segurança e qualquer item que a Companhia considere um risco à segurança será confiscado e não devolvido. Armas de fogo não serão aceitas a bordo e, caso sejam descobertas, será necessário o desembarque imediato.
Pagamentos a bordo
Todas as compras a bordo poderão ser feitas com o cartão de cruzeiro pessoal, portanto não há necessidade de levar dinheiro ou cartões de crédito no navio. Os hóspedes devem ativar o cartão de cruzeiro para compras a bordo registrando automaticamente o cartão de crédito/débito/pré-pago ou deixando um depósito em dinheiro em um dos pontos de ativação do cartão de cruzeiro. Isso pode ser feito a qualquer momento desde o embarque até às 23h do dia seguinte, em qualquer um dos Pontos de Ativação do Cruise Card localizados ao redor do navio. Se os hóspedes registrarem o seu cartão de crédito durante o check-in on-line, todas as despesas a bordo serão cobradas diretamente no seu cartão de crédito.
Serão aceitos os seguintes cartões de crédito internacionais: Visa, MasterCard, JCB ou Diners (cartões de crédito com números ilegíveis ou danificados não serão aceitos). Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito) não serão aceitos a bordo. No cassino, o hóspede deverá comprar as fichas em espécie (dólar ou euro, de acordo com a moeda corrente a bordo).
Exercício obrigatório
Todos os passageiros são obrigados a participar do exercício de segurança.
Programação a bordo
Todas as noites, o programa de atividades para o dia seguinte será entregue em sua cabine. Nele constam todas as atividades oferecidas para as próximas 24h, como esportes, shows, festas, trajes, horários de refeições, notícias de bordo, informações sobre portos, passeios e horários para embarque e desembarques nos portos de escala.
Excursões em Terra e horários
Durante seu cruzeiro, o navio poderá fazer escalas (paradas) em algumas cidades. Durante a escala os passageiros poderão descer do navio em horários determinados para realizar excursões em terra. Estas excursões são opcionais e poderão ser adquiridas dentro ou fora do navio. Lembre-se de respeitar os horários estabelecidos para embarque e desembarque nestas escalas, pois o navio cumprirá rigorosamente os horários, recomendamos que todos os passageiros procurem se informar e estejam atentos aos horários marcados. Estes horários serão informados no folheto de programação a bordo e nos quadros de aviso no desembarque do navio.
Refeições a bordo
Os horários de funcionamento dos restaurantes são publicados diariamente no folheto de programação a bordo e no aplicativo.
O café da manhã e almoço geralmente possuem horário livre em alguns restaurantes. No jantar, os passageiros deverão respeitar o turno de refeição descrito no cartão de embarque.
Caso seu turno de refeições não seja de seu agrado e/ou tenha amigos em turnos diferentes, favor solicitar a alteração no primeiro dia do seu cruzeiro diretamente com o responsável do restaurante.
Há navios e/ou categorias que não possuem turno de jantar, chamados de FREE STYLE, confirme essa informação com o seu vendedor.
Desembarque
Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas. Se houver alguma divergência de valores, favor dirigir-se ao Guest Service.
Nesta mesma noite, as malas devem ser deixadas no corredor (lado de fora da cabine), devidamente etiquetadas, fechadas e lacradas com cadeado de segurança. Objetos considerados frágeis, pessoais e de valor devem ser transportados na bagagem de mão, pelo próprio passageiro.
Não se esqueça de deixar de fora uma roupa para se vestir no dia do desembarque, pois você estará somente com a bagagem de mão. Antes de deixar a cabine, verifique se não há nenhum objeto pessoal nas gavetas, armário, banheiro, embaixo da cama, cofre, etc., pois a companhia não se responsabiliza por objetos esquecidos a bordo.
Os passageiros deverão aguardar pelo desembarque em áreas estipuladas pelo navio, até que seja feito o anúncio de desembarque, que será realizado por ordem de deck (ponte) ou cor de etiqueta.
Ao desembarcar, o passageiro deverá dirigir-se ao salão alfandegário, identificar sua bagagem e apresentar-se a um dos funcionários da companhia que estará uniformizado e identificado com crachá, a bagagem será conferida com o cartão de cruzeiro e liberada.
GUIA DISNEY
Tipos de ingressos
1. Básico
Tem direito a visitar um parque temático por dia. Você poderá entrar e sair do mesmo parque várias vezes se desejar, mas não poderá visitar um parque diferente. Exemplo: se você escolher o Magic Kingdom, não poderá visitar nenhum outro naquele dia.
2. Park Hopper
Com esta opção você pode visitar mais de um parque temático por dia, você pode, inclusive, fazer os quatro parques temáticos da Disney em um único dia.
3. Park Hopper Plus
Tem a mesma funcionalidade do Park Hopper, no entanto, além de visitar os quatro parques temáticos, você poderá visitar os parques aquáticos da Disney, como o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach, além de ter acesso ao ESPN Wide World of Sports e campos de mini golf (áreas específicas). Mas lembre-se, tudo deve ser feito no mesmo dia.
Exemplo: Em um único dia você poderá fazer, na parte da manhã, um parque aquático, na parte da tarde, mais um parque temático e, à noite, escolher outro parque temático.
4. Adicional Water Park and Sports.
É a mesma função do ingresso básico, porém no mesmo dia você poderá visitar um parque temático e um parque aquático.
Fique atento a validade dos ingressos!
Quando você compra ingressos para vários dias, normalmente, após o primeiro dia de uso, você tem sete dias corridos para usar o restante dos ingressos.
Funcionamento dos ingressos
A melhor forma de aproveitar os parques Disney é conhecendo as atrações que cada parque tem para oferecer, em seguida fazer um planejamento das atrações que mais combinam com você ou seu grupo e definir estratégias de horários e rotas, pois os parques são muito grandes. Para te ajudar com essa tarefa, a Disney desenvolveu um site e um aplicativo que podem te ajudar nessa tarefa.
Acesse o site e crie uma conta em: https://disneyworld.disney.go.com/pt-br/ ou baixe o aplicativo em seu celular.
Os ingressos dão direito a todas as atrações, no entanto, existem atrações mais concorridas e, dependendo da época do ano, elas se tornam ainda mais disputadas, o que significa que você pode passar horas na fila de uma única atração. Pensando nisso, a Disney criou formas de “furar a fila”, que eles chamam de Lightning Lane (LL) e são opções pagas. Você pode comprar através do app da Disney, às 07:00 da manhã no dia da visita do parque temático, não é possível comprar dias antes.
1. O que é o Lightning Lane (LL)
É uma fila expressa que você compra, reserva um horário disponível para uma determinada atração e quando você estiver próximo ao horário, é só entrar na fila e pronto! Em poucos minutos você assiste a atração.
2. O que é Genie +
É um pacote de Lightning Lane (LL), ou seja, você tem direito a entrar na fila expressa de várias atrações do parque. No entanto, você poderá reservar apenas uma atração por vez, não é possível reservar várias atrações de uma só vez. Exemplo: Assim que você entrar na fila da primeira atração reservada, você vai passar por dois totem, assim que passar pelo segundo, você já pode reservar o horário da sua próxima atração.
IMPORTANTE:
Antes de comprar o pacote de LL = Genie+, veja a lista de atrações que estão inclusas nesse pacote e veja se realmente vale a pena comprar para você ou seu grupo.
As duas principais atrações de cada parque temático não estão inclusas no pacote Genie+, ou seja, são vendidas separadamente.
Este documento é apenas um resumo sobre os ingressos e as filas das atrações Disney. Para maiores informações, detalhes e atualizações, por favor, consulte: https://disneyworld.disney.go.com/pt-br/
GUIA PARA VIAGEM DE TREM
Documentos
Ao embarcar no trem, tenha em mãos o passaporte, visto (a depender do destino), seguro viagem (se tiver contratado) e a passagem impressa.
Assentos
Algumas companhias ferroviárias não oferecem reserva de assento. No momento do embarque o passageiro pode escolher qualquer assento vago.
Para saber se sua companhia disponibiliza opção de reserva, consulte o site oficial da companhia ferroviária.
Bagagens
Na maioria dos trens europeus não há limite de bagagens, mas recomendamos que os passageiros viajem com poucas malas para melhor manuseio durante o percurso.
Na entrada de cada vagão há um compartimento para acomodar malas maiores, bagagens pequenas e de mão podem ser colocadas no compartimento acima ou abaixo das poltronas.
Trens no Canadá e Estados Unidos podem oferecer despacho de bagagem e limite de peso.
Você pode conferir no site oficial da companhia ferroviária se o seu trem dispõe de serviço de despacho e quais são as restrições.
Recomendações
Chegue à estação 1h antes da saída do seu trem (se for Eurostar, 1h30);
Leve poucas bagagens;
Geralmente, se houver limitação de bagagem, a informação aparecerá durante a reserva, fique atento para conferir;
Normalmente não existe check-in físico, para embarcar dirija-se à sua plataforma e aguarde. De todo modo, orientamos que chegue com antecedência e procure um guichê de informações.
Cancelamento ou alterações
Se houver alterações e cancelamentos da sua viagem de trem, pedimos que se dirija ao guichê de informações para a remarcação da sua passagem.