DÚVIDAS FREQUENTES
DÚVIDA 1
1. Documentação de embarque, vistos e vacinas
Providencie a documentação com antecedência. Para viagens nacionais e internacionais orientamos seguir as informações oficiais da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através deste link.
A responsabilidade pela validade, obtenção e pagamento das taxas que envolvem os vistos é do contratante de cada viagem.. Bem como pela obtenção do mesmo em tempo hábil para o embarque. Consulte este link.
No caso de ter sua entrada negada pelas autoridades de imigração, não haverá reembolso pela não utilização dos serviços previamente contratados. Crianças também necessitam de vistos. Muita atenção em viagens marítimas, pois o país do porto de embarque pode não necessitar de visto, mas os países dos pontos de paradas podem exigir.
Muitos dos países que exigem vacinas exigem que a mesma seja tomada com uma determinada antecedência. (exemplos: alguns países exigem da Febre Amarela com 10 dias de antecedência. Uma grande maioria de destinos, navios, por exemplo, exigem a segunda ou até terceira dose do Covid-19 com mais de 14 dias antes do embarque. Mais o tempo para você gerar o certificado internacional se for o caso. Ou seja, providencie tudo com muita antecedência). Além de tomar a vacina, você precisa do certificado internacional da mesma, este certificado é emitido pela Anvisa. Para consultar essas informações, utilize este link.
2. Menores desacompanhados
Para a viagem de menores (entre 0 e 17 anos) podem ser solicitadas autorizações específicas para a viagem de acordo com quem estará acompanhando o menor. Consulte este link com antecedência e deixe todos os documentos em ordem para o embarque.
3. Vouchers
Os vouchers da sua viagem serão entregues a você entre 2 e 7 dias antes da data de embarque, nesse momento você precisará conferir todas as informações, tais como horários, datas, serviços, nomes, etc. O voucher é o comprovante dos serviços contratados é de extrema importância que o tenha na forma impressa e digital.
DÚVIDA 2
Durante uma viagem, imprevistos podem ocorrer gerando gastos com assistência médica, odontológica, entre outras. Parte desses gastos poderão ser minimizados com a aquisição antecipada do cartão de assistência com seguro viagem
Quando constar incluso o seguro viagem, onde em sua maioria são as menores coberturas, o pagante poderá solicitar via pagamento adicional, o aumento das coberturas. O mesmo deve ser realizado com tempo hábil antes do embarque. O pagante declara que foi informado e orientado sobre a importância de adquirir cartão de assistência com seguro viagem para todos os passageiros, durante todo o período da viagem, seja nacional ou internacional.
Além disso, em alguns destinos internacionais o seguro viagem é obrigatório para a entrada no país. Sendo obrigatório a aquisição com antecedência.
DÚVIDA 3
1. Acompanhe o seu voo
Os horários do seu voo podem sofrer alterações de última hora ou até mesmo cancelamentos por motivos operacionais da companhia aérea e/ou aeroporto. Sendo assim, é de extrema importância que você monitore o seu voo e também verifique o status do mesmo antes de se dirigir para o aeroporto. As companhias aéreas disponibilizam três maneiras de se fazer isso:
1. Aplicativos de celular
2. Site oficial da companhia aérea utilizando o localizador (código da reserva)
3. Por telefone ligando diretamente para a companhia aérea
Indicamos que você baixe o aplicativo da companhia aérea e cadastre o seu voo logo após a compra, faça seu check-in à partir de 72 horas de antecedência do voo, para evitar cancelamentos por overbooking¹. Nesse momento você poderá marcar o seu assento.
Algumas companhias aéreas estão com codeshare² e podem apresentar problemas ao cadastrar o localizador no aplicativo. Se ocorrer algum erro no cadastro, é necessário ligar no telefone da companhia aérea e solicitar as informações do voo e cadastro no aplicativo pelo telefone.
Importante: Em caso de check-in feito com antecedência, se você NÃO comparecer para o embarque é considerado no-show³ e você perde o seu direito de remarcação e o seu voo da volta é automaticamente cancelado, sem direito à reembolso.
Se mesmo você acompanhando o seu voo no aplicativo da companhia aérea ocorrer um cancelamento ou alteração ao chegar no balcão da companhia aérea no aeroporto, solicite a reacomodação / alteração perante a mesma. Saiba que cabe à empresa aérea a reacomodação de passageiros em voos cancelados ou alterados.
Não vá embora do aeroporto antes de fazer a reacomodação em um novo voo e resolver todas as pendências necessárias com a companhia aérea.
Você também deve acompanhar o status dos demais voos que seguem o seu itinerário, quando existir, como por exemplo conexões ou o voo de volta.
¹Overbooking: é a expressão usada para definir casos em que viajantes compram uma passagem aérea, mas não podem embarcar por excesso de passageiros.
²Codeshare: é um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmo padrões de serviço e os mesmos canais de venda.
³No-show: é o termo usado pelas companhias aéreas para os passageiros reservados que não se apresentam para o embarque.
CHECK-IN ONLINE
Para facilitar, colocamos abaixo os links diretos para check-in online das principais companhias aéreas, basta clicar em cima do logo da companhia aérea para acessar. Muito importante não esquecer de imprimir/salvar seu cartão de embarque e preste bastante atenção nas regras de cada companhia aérea. Lembrando que o check-in online NÃO isenta de levar todos os documentos necessários para o destino.
(VER NO NOSSO SITE COMO ESTA)
https://www.sonhoreal.tur.br/orientacoes-para-sua-viagem
Lembrete sobre documentação
Conforme orientação no ato de sua compra, não se esqueça de levar todos os documentos originais e necessários para o seu itinerário como: passaporte, RG, autorização para menores, vistos e vacinas.
2. Horários de embarque
Sua ida ao aeroporto – Horários
Programe-se para chegar no aeroporto de embarque e apresentar-se no balcão da companhia aérea com no mínimo 4 (quatro) horas de antecedência para voos internacionais e com 2 (duas) horas de antecedência para voos nacionais (domésticos). Atente-se a voos com horário de embarque na madrugada, pode ser que você tenha que se dirigir ao aeroporto na noite anterior.
3. Bagagens
Suas malas – Bagagens de mão e despachadas
Cada viajante tem direito a uma mala de mão de até 10kg e a bagagem despachada é comprada à parte, consulte o seu bilhete para saber se tem direito ou não a bagagem despachada. Além disso, a quantidade de malas despachadas e o peso de cada uma podem variar de uma companhia para a outra, por isso, é de extrema importância consultar as informações no seu bilhete.
Bagagem extraviada – Saiba o que fazer nesses casos
Durante a viagem pode acontecer da sua mala ser extraviada, nesse caso, siga as instruções abaixo:
Se minha mala não chegar na esteira do meu voo, o que fazer?
O primeiro passo é olhar ao redor da esteira para ver se alguém tirou sua mala da esteira por engano e não colocou de volta. Caso não encontre, o próximo passo é ir até o ponto de apoio da companhia aérea neste mesmo saguão e explicar para o atendente que sua mala não chegou. Nesse momento ele vai checar com os responsáveis de bagagem, vai abrir um protocolo e normalmente a mala será entregue direto no seu hotel ou na sua residência (no caso de voos de volta).
Em hipótese alguma saia da área de desembarque sem a sua mala ou com um documento formalizando o extravio da bagagem. O documento entregue pela companhia aérea nestes casos deve conter carimbo, assinatura, número de protocolo e um telefone de contato para ligar após 24h para saber sobre a mala.
Verifique também se o seu seguro viagem cobre o extravio de bagagens, para isso confira o voucher do seu seguro viagem. Para acionar o seguro será necessário ligar para a seguradora e informar o número do protocolo gerado pela companhia aérea.
Vale lembrar que tanto em voos nacionais quanto internacionais, objetos de valor, como eletrônicos, óculos, jóias, dinheiro em espécie, documentos, entre outros, não devem ser despachados, devem permanecer com você em sua bagagem de mão.
Importante: sempre coloque na mala etiquetas com o seu nome, telefone e email.
4. Assento
Sua poltrona no voo – Reserva dos assentos
A única maneira de garantir* um lugar exato no voo é comprando o assento. Quando você marca um assento sem custos, a companhia aérea pode mudar e ou cancelar a marcação sem avisar!
A compra de assento pode ser feita no ato da compra da passagem ou posteriormente pelos canais oficiais da companhia aérea (os mesmos utilizados para acompanhar o voo). Além disso, em alguns voos, se houver disponibilidade, você pode comprar o espaço conforto/premium ou assento na classe executiva.
Atente-se aos voos com conexão, pois no caso da compra de assentos será necessário comprar para todos os trechos.
Importante: antes de comprar o seu assento, verifique se o mesmo não está localizado em uma saída de emergência do avião. Se estiver, verifique com a cia aérea restrições como idade, condições físicas do viajante, em voos internacionais, a maioria exige fluência no idioma inglês, entre outras restrições que possam existir. A maioria das cias aéreas não reembolsa valores de assentos pagos em caso de alterações de voos, cancelamentos ou trocas de aeronave.
*Sobre garantia do assento comprado: mesmo previamente reservado e pago, seu assento pode ser alterado pela cia aérea em caso de mudança de aeronave, cancelamentos de voo, entre outros.
5. Tipos de voos
Ao comprar uma passagem de um destino para o outro, existem alguns tipos de voo, veja abaixo e entenda a diferença entre eles:
Voos diretos: São os voos que saem de um local e vão diretamente para o destino final, sem paradas.
Voos com escala: São voos que fazem uma parada em pelo menos uma cidade antes de chegar no destino final. Essa parada pode ser para desembarcar passageiros que vão ficar ali, embarcar passageiros que vão até o destino final. Nesse tipo de voo, durante a escala você não pode sair de dentro da aeronave, é necessário apenas aguardar todos os procedimentos.
Voos com conexão: Nesse tipo de voo também acontece a parada, porém nele ocorre a troca do avião e é necessário desembarcar no destino de conexão e embarcar novamente. Durante um voo com conexão o número do voo muda e pode acontecer a troca do portão de embarque também, portanto, fique atento aos horários de embarque do segundo trecho e as informações do número do voo e portão de embarque. Além disso, em alguns voos internacionais podem ser necessários procedimentos de imigração e alfândega entre os voos.
DÚVIDA 4
Muita atenção a diferença de horário referente a fusos e horário de verão. Os horários impressos nos vouchers referem-se sempre ao horário local. Muita atenção aos voos com embarque na madrugada, pois em sua maioria a sua apresentação no aeroporto se dará no dia anterior ao embarque.
DÚVIDA 5
Para locação de veículos no Brasil e no mundo existem exigências específicas por parte das locadoras como por exemplo mínimo de 2 anos de carteira de habilitação, possuir cartão de crédito internacional com limite para a franquia do seguro, possuir carteira de habilitação internacional para dirigir em alguns países, entre outros. Portanto, o condutor de veículos deve estar atento às exigências das locadoras, descritas em seus sites / contratos.
O que é a pré autorização (caução)?
A caução trata-se do valor exigido pelas locadoras para pagar um eventual dano ao veículo locado. Na verdade, esse bloqueio serve para pagar eventuais extras que não foram contratados no momento da reserva e também pode ser utilizado para pagamento da franquia do seguro em caso de sinistro.
Como funciona?
Todas as locadoras exigem que os locatários possuam cartão de crédito internacional válido e em nome do motorista titular do contrato. Será realizada uma pré-autorização no cartão de crédito do locatário no ato da abertura do contrato e o desbloqueio será solicitado pela locadora à administradora do cartão após o encerramento do contrato, o prazo desse estorno bloqueado dependerá da administradora do cartão de crédito. Não são aceitos cartões de crédito não vinculados a instituições bancárias.
A aprovação do cartão de crédito é de única e exclusiva responsabilidade da locadora. A existência de restrições financeiras junto aos órgãos de proteção ao crédito poderão impedir a retirada do carro. Esta análise é realizada exclusivamente pela locadora no ato da retirada.
Qual o valor da caução?
Cada locadora possui uma prévia do valor a ser aplicado baseado na tarifa, grupo reservado.
Requisitos para locação de veículo no Brasil
- Ter idade mínima de 21 anos
- Clientes com idade superior a 19 anos e inferior a 21 anos poderão efetuar a locação mediante o pagamento de taxa adicional denominada Locação Jovem
- Locatário: Apresentar Carteira de Habilitação (CNH) definitiva, válida há mais de 1 ano.
Algumas locadoras no Brasil exigem a CNH física (não pode ser digital). Mesmo que você utilize a versão digital no celular, leve sempre os documentos físicos.
- Apresentar cartão de crédito, com emissão bancária e limite disponível para pré-autorização (caução), em nome do locatário ou responsável financeiro
- Não possuir restrições financeiras ou de qualquer espécie, reservado a locadora o direito de promover a análise cadastral nos órgãos de proteção ao crédito
- Apresentar documento de confirmação de reserva impresso (voucher)
Requisitos para locação de veículo no Exterior
- O locatário/condutor deverá possuir idade mínima de 25 anos. Locatários com idade entre 21 a 24 anos estarão sujeitos às taxas locais adicionais e não poderão realizar a locação de veículos das categorias Premium, Especial, SUV, Minivan, Van, Conversível, Utilitário e Luxo. Condutores adicionais deverão possuir idade mínima de 25 anos obrigatoriamente
- O locatário deverá apresentar seu documento de habilitação original e físico (CNH), emitido no Brasil, válido e emitido há mais de 2 anos. Locadoras no exterior não aceitam em hipótese alguma a versão digital, apenas documento físico.
- Apresentar a PID – Permissão Internacional para Dirigir (acesse o link) junto à CNH, conforme regulamentação do país para o qual você vai viajar. Os seus documentos brasileiros como CNH, entre outros, na versão digital cadastrados no celular, podem não são aceitos fora do Brasil. Portanto leve sempre seus documentos físicos originais.
(A PID é uma licença de habilitação internacional com as mesmas informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), só que traduzida em nove idiomas (inglês, espanhol, português, chinês, japonês, árabe, russo, francês e alemão). Ela permite a seu portador conduzir em qualquer um dos mais de 100 países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, firmada em Viena, em 1968) - Apresentar seu passaporte original e válido
- Apresentar cartão de crédito internacional válido, emitido por uma instituição bancária, que seja de sua titularidade e com limite disponível para bloqueio caução. Não serão aceitos cartões de crédito de terceiros, cartões não vinculados a instituições bancárias ou não autorizados para operações internacionais.
- Apresentar documento de confirmação de reserva impresso (voucher)
Importante
A retirada do veículo está sujeita a análise cadastral que será realizada na loja durante a abertura do contrato e, independente do limite do cartão de crédito do motorista, a locação pode ser negada.
DÚVIDA 6
1. Check-in e check-out
Check-in é o horário que você poderá entrar no hotel e começar a usufruir de sua diária e check-out é o horário em que você deverá devolver o apartamento. O horário do check-in varia entre 14h e 17h e do check-out entre 10h e 12h. Fique atento aos horários em seu voucher! Obs: Horários previstos, cada hotel pode aplicar e/ou alterar a sua política sem prévio aviso.
2. Resort fee / Estacionamento – Taxa extra de alguns resorts
Alguns hotéis, principalmente resorts, cobram taxas extras para utilização de alguns serviços, chamadas de “fee”, “resort fee” ou outro. Em sua maioria, essas taxas não estão inclusas nas diárias contratadas e serão cobradas diretamente no hotel, assim como os estacionamentos. Alguns hotéis/resorts ainda podem cobrar taxa de turismo e dependendo do destino, ela pode ser obrigatória ou opcional, por isso, sempre pergunte a recepção do hotel.
3. Cofre
Para sua maior segurança, indicamos que quando houver necessidade de deixar objetos de valores no hotel, os mantenha dentro do cofre. Tanto o hotel, quanto a Sonho Real não se responsabilizam por objetos pessoais que estão dentro do apartamento. Lembre-se sempre de levar para a viagem apenas o essencial.
DÚVIDA 7
Para saber mais sobre limites de compras, valores a serem declarados, entre outras informações que envolvam o assunto, indicamos que verifique as informações oficiais do site da receita federal, através deste link
DÚVIDA 8
O serviço de traslado ou transfer, como também é chamado, é contratado para levar o passageiro do desembarque até o seu local de hospedagem e vice-versa. Existem dois tipos:
1. Transfer regular
O transporte é compartilhado com outros turistas. Isto é, existe um veículo programado para fazer o deslocamento entre o aeroporto e o hotel. Como o serviço atende a vários turistas, as pessoas do veículo podem estar no mesmo hotel que você ou em empreendimentos da mesma região. Por isso, o tempo de espera pode variar entre 40 minutos a 3 horas até a chegada ao seu destino.
Já o retorno é programado com até 6 horas de antecedência (dependendo do destino) do horário do voo e os passageiros deverão comparecer para o início do serviço no local e no horário determinado, pois o transporte não poderá atrasar para aguardar, mesmo que o atraso seja justificado. Fica o contratante ciente de que a pontualidade é condição para fruição do serviço e em caso de atraso ou não comparecimento, o serviço não será reembolsado e a despesa do deslocamento ficará por sua conta.
2. Transfer privativo
Essa opção é ideal para quem gosta de serviços personalizados, com conforto e privacidade. O usuário que optar por essa modalidade de transfer, terá um carro exclusivo para realizar o seu trajeto. Caso viaje com familiares ou amigos, a empresa vai disponibilizar um veículo de acordo com a quantidade de passageiros. O preço do serviço é um pouco mais caro do que o transfer regular, mas o serviço oferece mais comodidade aos clientes. Como trata-se de um transporte com um único itinerário, o tempo de deslocamento é bem menor do que o transfer regular.
DÚVIDA 9
Os cancelamentos, alterações e transferências de viagem ou outros serviços contratados, devem ser feitos pelo contratante na Sonho Real, sendo necessário protocolar a solicitação. Para todo e qualquer cancelamento, alteração, solicitação de carta de crédito ou transferência realizada pelo contratante, além das multas cobradas pelos fornecedores, a Sonho Real cobrará 10% (dez por cento) sobre o valor dos serviços contratados, referente a encargos administrativos na prestação do serviço de agenciamento.
Importante: Em caso de pagamento parcelado, você deve continuar pagando normalmente e no final do processo de cancelamento será feito o reembolso. Caso haja inadimplência, o nome do contratante poderá ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito
DÚVIDA 10
Pagamentos através de depósito bancário serão processados somente após comprovante de depósito e confirmação do valor em conta corrente. Pagamentos através de cartão de crédito, somente após a confirmação do fornecedor mediante aprovação da administradora do cartão. Pagamentos através de boleto bancário e cheques, somente após a confirmação do fornecedor